VIDA DE AGENTE: DOCUMENTAÇÃO PARA VIAGEM - PASSAPORTE

15:15



Hey guys,
Tudo bem com vocês?

Lembra que semana passada eu disse que ia ter novidade? Então, não sei se já comentei aqui mas sou agente de viagens e inaugurando a categoria viagens vou compartilhar aqui no blog, sempre na última semana do mês, os posts intitulados vida de agente, que terão algumas dicas básicas sobre as perguntas frequentes que recebo no dia-a-dia.
O post de hoje é sobre como requerer o passaporte, quanto custa, quais os documentos necessários, etc. etc. haha. É bem simples e muito fácil, mas se você tem dúvida ou medo de fazer alguma coisa errada contate um agente de viagem que ele pode te ajudar com isso e te dar algum suporte.
Então vamos lá:

Primeiro de tudo você vai precisar ter em mãos os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento atualizada;
  • Titulo de eleitor com comprovante de voto da última eleição; 
  • Certificado de reservista (para homens com idade entre 18 e 45 anos);
  • Comprovante de residência;
  • Passaporte antigo – quando houver.
Com todos os documentos em mãos, você vai entrar no site da Polícia Federal e clicar em Requerer Passaporte, depois em Solicite a emissão do passaporte. Irá abrir uma tela onde você colocará todos os seus dados pessoais dos documentos acima. Aí é só seguir conforme o sistema vai pedindo as informações e no final, depois de tudo cadastrado, será gerado um boleto no valor de R$ 257,25 que é o valor da emissão do seu passaporte, e um protocolo referente a sua solicitação. Esse boleto deve ser pago dentro do vencimento, caso contrário o protocolo será invalidado e tem que fazer todo o processo novamente.
Modelo do novo passaporte
Após pagar o boleto, geralmente o sistema leva até 24 horas para liberar as datas de agendamento da entrevista em uma unidade da polícia federal. Se não tiver uma em sua cidade, você tem que agendar na cidade mais próxima.
No dia da entrevista, você deve levar todos os documentos citados acima em original. Não serão aceitas cópias em nenhuma hipótese. Além desses documentos, você deve levar também o protocolo (gerado ao preencher o formulário, juntamente com o boleto) e o comprovante de agendamento, com dia, hora e local (que é gerado ao agendar a entrevista no sistema). Certifique-se que está levando todos os documentos antes de sair de casa.
A entrevista em si é bem simples, dura somente 15 minutos, eles tiram uma foto para o passaporte e fazem a conferência dos documentos. O prazo de confecção do passaporte geralmente é 15 dias, a não ser que ocorram atrasos devido a falta de material, algo assim, como aconteceu esses dias. Você receberá um e-mail, no e-mail que foi cadastrado no formulário, avisando quando seu passaporte estiver pronto.

Viu só como é simples? Não tem segredo, só levar os documentos certinho que não vai ter nenhum problema. Aí é só programar a viagem :D

Meu sonho de viagem: Passar um natal em New York <3

E então, gostaram do post? Acharam útil? O que mais vocês gostariam de saber sobre viagens? Deixem suas sugestões que vou programando para os próximos posts haha

Kisses


Você também poderá gostar de:

0 comentários

.