Cidades de Santa Catarina para conhecer + O que visitar

12:03


Hey guys!
Tudo bem com vocês?

Eu estou na correria mas estamos aí haha
Enfim, esse post era para ter saído na semana passada mas não consegui terminar ele, na verdade já era pra ter saído a um tempinho pois ele era um dos temas da blogagem coletiva da Liga de Blogueiras de SC mas enfim, o mês não acabou ainda haha no último dia saiu!
Então, um dos temas era falar sobre as cidades de Santa Catarina que eu conheço. Eu como turismóloga já rodei um pouco por aí, na verdade não gosto de ficar muito em um lugar (já estou a 3 anos aqui no oeste e querendo mudar de novo haha) e assim já conheci alguns lugares legais e que eu super recomendo conhecer <3

Então vamos lá: 

1- Balneário Camboriú


Vista da estação no meio da mata do passeio de teleférico no parque Unipraias
Começando pela minha cidade do coração, sua linda, um dia eu volto haha 
Balneário é uma cidade relativamente grande, perfeita pra quem gosta da vida noturna ou até mesmo para curtir um barzinho ali na avenida Atlântica e claro, para ir na praia. Em épocas como final de ano e janeiro a praia está sempre lotada, para quem não gosta recomendo ir em março ou abril (que ainda está quentinho). Eu particularmente amo BC no inverno, porque é mais tranquilo e dá pra aproveitar bem a cidade e a maioria das coisas ainda continua funcionando.
Imperdível: Passeio de teleférico até a Praia de Laranjeiras (que é linda by the way) - tem uma estação no meio da mata com várias atividades, passeios radicais e depois você pode escolher entre descer de teleférico até a praia ou por uma tirolesa enorme super awesome; Morro do Careca que tem uma visão incrível e dá pra saltar de asadelta; Pra quem gosta de balada sertaneja, Woods e Shed; Pra quem curte rock gosto muito do Open Bar (na Av. Atlântica) e do Gas Station, perto do Shopping Balneário (que eu amoo <3). Para comer, amo a Cia do Peixe que tem um sushi delicioso, a Pizza.com que tem uma pizza que me deu agua na boca só de escrever haha e a Dolce Vita gelateria que tem um sorvete mara (estou meio desatualizada pois faz tempinho que não vou).

2- Laguna


Laguna - terra de Anita Garibaldi - eu conheci por causa do meu trabalho e me apaixonei pela cidade, que cidade maravilhosa <3 Eu me apaixonei pela parte histórica da cidade e também por toda a história por trás dela, o mais incrível de tudo isso é que as pessoas moram e conservam as construções, um pouco por serem patrimônio e outro porque são casas lindíssimas. Claro que tem algumas fechadas, sem pintar, meio que abandonadas (é de cortar o coração haha) sei que super moraria nessa parte da cidade, é meio como voltar no tempo, sabe? Além de que os imóveis históricos são super em conta lá. Aí tem a outra parte da cidade onde fica a parte mais litorânea mesmo com prédios, hotéis e todo o movimento que é bem bacana também. O guia nos levou num lugar (que não me recordo o nome) onde é possível ver botos, muito amor <3
Imperdível: Casa de Anita Garibaldi; Fonte da Carioca - mais conhecida como fonte dos namorados e da juventude, que, segundo os moradores, enfeitiça com o poder cristalino de suas águas quem dela bebe, trazendo o poder da juventude eterna e a certeza de volta à cidade; Marco de Tordesilhas; Museu Anita Garibaldi; Uma casa belíssima feita de azulejos portugueses na cidade histórica, que se chama Casa Pinto D'Ulissea; Igreja Matriz (histórica e linda demais); Almoçar no Laguna Turist hotel que dá pra ver a praia inteira de lá e a comida é maravilhosa <3 Dizem que o carnaval de lá é o melhor de SC.

3- Piratuba


Outra cidade que eu amo e morei duas vezes (morei uma vez, fui embora e voltei haha) e que eu amo de paixão. Piratuba é uma cidadezinha pacata aqui do oeste de SC onde a maior atração são as águas termais que são uma delícia e recebe visitantes o ano todo. Uma época boa para ir para lá é entre janeiro até março que são as estações mais quentes (dezembro ainda é um pouco frio) ou então no inverno mesmo, pois tem algumas piscinas que ficam quentes demais no verão e o mais legal é que todos os hotéis disponibilizam roupões, então se vê muita gente andando de roupão pela rua haha. O complexo termal é dividido em duas partes, as piscinas mais fundas para cima e as rasas e tobogã para baixo. A cidade tem colonização alemã e preserva muito as tradições, desde a arquitetura, o sotaque e a comida.
Imperdível: Passeio de maria fumaça até o RS; café colonial aos sábados em todos os hotéis - indico os do Vila Germânica (tem uma sopa de nata incrível) e do hotel Tirolesa que são deliciosos e é impossível comer tudo o que tem no buffet, sério é comida que não acaba mais haha; Kerb fest em janeiro (parecido com Oktoberfest só que mais familia haha); Abertura da temporada de verão em dezembro que reúne mais de 40 mil pessoas; Festa de reveillon; Lojinhas na avenida principal; Bailes no centro de eventos com música de bandinha haha; Encontro de carros antigos; A cidade tem muitos eventos legais durante o ano, vale a pena dar uma olhadinha no calendário de eventos :)

4- Campos Novos

Campos Novos é minha cidade natal e eu tenho um caso de amor por ela <3 Também é uma cidade aqui do oeste conhecida como o Celeiro Catarinense e é uma cidade cheia de história também como Laguna porém aqui ainda não está no nível de turismo de Laguna, então acaba não sendo muito lembrada toda a parte histórica. Campos Novos fazia parte da rota dos tropeiros e era uma parada muito conhecida, além de ter sido um campo de batalha na violenta Guerra do Contestado. É conhecida por sua agricultura e pelas enormes fazendas - antes de chegar na cidade a paisagem é cheia de campos infinitos e lindos haha. 
Imperdível: Passear na praça Lauro Muller; Visitar a casa da cultura; turismo rural que está começando aos poucos - recomendo a Fazenda da Lagoa que faz um café da tarde delicioso com tudo feito lá mesmo, em especial um suco de moranguinho natural que queria nesse momento haha; Barra do Leão que também tem águas termais (é um pouco longe da cidade e o complexo é menor que Piratuba, mas é bem legal pra passar um fim de semana, inclusive tem umas pousadas super aconchegantes); Se quiser ficar na cidade tem o hotel Bebber bem no centro e dentro dele tem o restaurante Hikari, que em alguns dias da semana serve sushi e faz festivais de sushi sazonalmente <3

5- Fraiburgo


Por último, deixei a minha cidade atual e que eu passei grande parte da minha vida, também aqui no meio oeste de SC que é Fraiburgo, a terra da maçã :) é uma cidade pequena, com um movimento razoável em torno do turismo e com alguns lugares bem bacanas para conhecer. O que não tem muito por aqui é a vida noturna, na verdade nenhuma haha mas pelo menos agora tem cinema que já é alguma coisa <3
Imperdível: Visitar a mata preservada (a casa do turista disponibiliza um guia que acompanha em todo o passeio) e caminhar pelas trilhas; Fazer o passeio de aventura com o Kaygang (que é tipo um jipe) no meio da mata, super divertido; Conhecer os jardins e apreciar a vista do hotel Renar (no alto de um morro e em frente ao lago) e o Castelinho, um castelo lindo no meio da cidade (este da foto - fechado para visitação); Dar uma volta ou ler um livro em um dos vários banquinhos ao redor do Lago das Araucárias; Experimentar a Apfel Strudel (Sobremesa de maça tipicamente austríaca) do hotel Renar que é uma delícia; No inverno, curtir o frio (é uma das cidades mais geladas da região) e quem sabe pegar uma geadinha haha.

Tem mais cidades que eu poderia passar o dia escrevendo sobre todas elas, mas para o post não ficar gigantesco vou falar só o que eu acho imperdível em cada uma delas:

💙 Andar pela Beira Rio e ir na Marejada em Itajaí;
💙 Ir no Kerb Fest de Ipira (que eu acho ainda melhor que o de Piratuba);
💙 Conhecer as vinícolas de Urussanga e Pinheiro Preto;
💙 Ir no Bola 7 Rock n'roll Bar em Joaçaba;
💙 Passar a tarde no Morro Agudo em Tangará ou saltar de asa delta;
💙 Curtir uma boa música (leia-se rock) no El Compadre em Videira;
💙 Aproveitar a tranquilidade e as águas termais de Gravatal;
💙 Passar um fim de semana na praia de Canasvieiras em Florianópolis;
💙 Curtir as águas cristalinas de Bombinhas;
💙 Relaxar na praia de Perequê, que aliás é uma das minhas preferidas;
💙 Ver uma dança típica austríaca na cidade de Treze Tílias;
💙 Fazer um passeio de barco pela represa de Itá.

Nossa quanta coisa! haha e ainda acho que conheço pouco do meu estado amado <3 Viu quanta coisa legal tem por aqui? Escrevendo esse post eu acabei percebendo que muitas vezes eu não valorizo a cidade em que estou, mas que ela tem um monte de coisa bacana que quem é de fora vai adorar!

E vocês, já conhecem SC? O que vocês ainda não conhecem que adorariam conhecer?

Conta pra mim nos comentários!

Kisses



  

Você também poderá gostar de:

16 comentários

  1. Agradecida por esse post, moro perto de tantos lugares lindos e nunca saio para conhecer eles!
    Moro do lado de BC e...no fim, balneário acaba a magia hahaha também já fui pra piratuba e só gostei das fotos que tem lá :(
    Espero um dia conhecer todos esses lugares!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem assim mesmo né Helena? No tempo que morei em BC tbm estava tão acostumada que perdeu a magia haha mas agora longe sinto falta :/
      Que pena que vc não gostou de Piratuba, é uma cidade bem calminha, né?
      Esses lugares são ótimos, tomara mesmo que vc consiga conhecer!
      Beijos

      Excluir
  2. Eu não conheço nada do Sul do Brasil, mas tenho vontade porque gosto de um friozinho... Sou doida pra conhecer estações de águas terminais como as de Campos Novos, fiquei com vontade com você falando de lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc gosta de um friozinho, você vai amar aqui no inverno haha
      As aguas termais de Campos Novos e de Piratuba são ótimas <3 super recomendo!
      Beijos

      Excluir
  3. Aline do céu! Esse post está me maltratando hahahahah! Sou apaixonada pelas fotos de Santa Catarina! Amei esse teu post!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que vc gostou, Clara! Vem pra cá conhecer! haha
      Beijos

      Excluir
  4. Post de utilidade master pra quem quer conhecer floripa (eu mesma!!!!)!!!

    Adorei as dicas!!! Belas imagens!!!!

    http://ironicamenteinusitado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara! Acho que você quis dizer SC né? Não falei sobre Floripa no post! (a não ser Canasvieiras) :)

      Excluir
  5. ainda não conheço Santa Catarina, mas tenho muita vontade de conhecer e este post seu fez aumentar ainda mais a vontade de conhecer, lugares lindos, esperamos em breve estar conhecendo. Super beijo Luma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma!
      Que bom que vc gostou! Espero que vc consiga conhecer logo, tem lugares maravilhosos <3
      Beijos

      Excluir
  6. Já quero conhecer Piratuba, Aline! Também sempre ouço falar de Balneário Camboriú, tenho curiosidade. Só fui pra Santa Catarina uma vez e faz tempo, fui basicamente pro Beto Carrero, hahahaha. Era uma viagem pra Gramado, Curitiba e fiz praticamente um bate e volta pra ir no parque. Adorei as dicas!

    blogdeclara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piratuba é uma delícia, Clarinha! E Balneário Camboriú tem muita coisa legal pra fazer também, você vai gostar <3
      O Beto Carrero é demais né? Eu adoro também, que pena que não deu para vc conhecer mais coisas por aqui!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos

      Excluir
  7. Que lugares mais lindinhos e diferentes, desses eu só conhecia Balneário! Santa Catarina tem tantos lugares bonitos que eu amaria conhecer ♥ só conheço Lages, na serra.

    blogdaumzoom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lages é muito legal, uma cidade que eu moraria fácil *-* Eu quis colocar mais cidadezinhas não tão conhecidas mesmo, porque o nosso estado tem tanta coisa bacana pra visitar <3 Sou suspeita para falar, mas é tudo lindo! haha
      Beijos

      Excluir
  8. Depois desse post fiquei com muita vontade de conhecer SC! Eu já tinha muita vontade de ir em Balneário Camboriú, agora vou colocar outras cidades na lista!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar, Ritielle! Vem sim! <3
      Beijos

      Excluir

.