Livro: Mariana + Super novidade

08:02

Hey guys!
Tudo bem com vocês?
Hoje consegui me organizar e postar, já que semana passada só consegui um dia :/

Então, demorei um pouco devido a outros compromissos mas consegui terminar de ler esse livro super interessante, da escritora nacional e parceira aqui do blog Ana Rapha Nunes.

Sinopse: Mariana é uma menina que vive em uma pequena cidade de Minas Gerais. Passa os seus dias rodeada pela natureza, subindo em árvores, pegando fruta no pé, observando o pôr-do-sol, aproveitando as alegrias da infância. Vai crescendo e sonhando com o mar…
No entanto, nem tudo são flores no caminho da menina, que terá de largar sua terra natal e ir com os pais para a cidade de Mariana. Lá surgirão novos amigos, florescerão descobertas e o seu primeiro amor. Mas um mar de lama atravessará o seu destino.
A coragem e a determinação serão fundamentais para Mariana que se vê obrigada a crescer de uma hora para outra. Em poucos minutos, a sua vida e a de tanta gente irão virar de cabeça para baixo. O que fará Mariana diante desse novo universo?


O livro começa com Mariana feliz com sua vida na cidade de Timoteo, vivendo num sítio e perto de suas tias, avó e principalmente seu primo e melhor amigo Bartolomeu, por quem ela tem um carinho enorme. Até que um dia seu pai chega com uma triste notícia para a menina: Eles iriam se mudar para a cidade de Mariana, mesmo nome da menina.
De começo ela fica muito chateada de ter que mudar de escola, de deixar para trás suas amigas e seu primo e começar uma vida nova, mas com o tempo acaba se acostumando com a idéia e ao chegar em Mariana se adapta super bem a escola, aos novos amigos e a sua nova casa que ela adora.


Lá ela conhece Bebeto, um menino que no começo ela não gostava nada dele, mas com o tempo - e a insistência do menino - ela acaba se apaixonando e tem seu primeiro beijo, um marco na vida de qualquer menina, principalmente quando se tem 12 anos e ainda está se descobrindo.


Tudo estava indo bem, até que acontece a grande tragédia que assolou a cidade de Mariana. A menina nunca sequer imaginou que iria passar por uma situação como esta - ela que sonhava em conhecer o mar, se viu em um mar de lama que levou tudo o que ela e sua família tinham. Ali ela acompanhou muitos casos - pessoas que perderam os pais, os avós, que se arriscaram para salvar seus animaizinhos de estimação. Ela renovou a sua fé na humanidade e na caridade, ao ver que o Brasil (e até fora dele) se mobilizou para ajudar todas essas pessoas que perderam tudo.


A leitura é simples e rápida, numa linguagem de fácil entendimento e em algumas partes um tanto infantil - visto que a maior parte é no ponto de vista de uma criança de 12 anos. A narrativa me lembrou um tanto o livro Jogando xadrez com os anjos da também escritora nacional Fabiane Ribeiro, a forma de escrever delas é um pouco parecida.
O livro é cheio de ilustrações lindas que nos fazem entrar ainda mais na história, se imaginar nela. É aquele tipo de livro que nos faz refletir e se colocar no lugar das pessoas sabe? Como seria se nós estivéssemos na situação deles. Qual seria a sensação de perder tudo e ainda entes queridos numa tragédia como essa?


Achei uma forma linda de homenagear os moradores e aqueles que perderam suas vidas em Mariana, é um capítulo da história do nosso país que não deve ser esquecida, muitos inocentes morreram por um erro que poderia ser evitado.


Achei que o livro poderia ter focado mais nessa parte, retratado melhor como foi voltar a rotina depois da tragédia, como ficaram as famílias, etc. Também achei que algumas coisas ficaram sem um desfecho e elas mereciam um. Mas de um modo geral, vale super a pena a leitura, é super curtinha e rápida - li em uma tarde haha - e como disse anteriormente é uma grande homenagem aos que se foram e perderam tudo nessa tragédia. Recomendadíssimo!

E então, gostaram da resenha de hoje? Leriam esse livro? Para quem se interessou, ele está a venda aqui.

Mais uma coisa que queria dizer aqui é: Valorize a literatura nacional! Tem livros bons aqui também <3

 Agora vamos a novidade: O blog agora é parceiro da cupom.org, que tem cupons de desconto para várias lojas, é super bacana e vale a pena conferir! E para começar eles disponibilizaram alguns cupons incríveis para compra de livros *-* Super amei! Para quem quiser garantir um descontão e refazer seu estoque de livros o cupom é esse aqui: https://www.cupom.org/Saraiva/
Gostaram?

Aguardo vocês nos comentários!
 
Kisses


Você também poderá gostar de:

4 comentários

  1. No início do post pensei que seria apenas mais um daqueles livrinhos infanto juvenis estilo Thalita Rebouças que, particularmente adoro mas, falam de romancezinhos e tal. Mas me surpreendi, porque se mostrou bem mais profundo. Estou com vontadezinha de ler. Não consigo me imaginar naquele cenário, ainda mais sendo alguém tão nova, foi uma barra.
    Beijos!

    Blog Insaturada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele até tem uma pegada infantil, mas ao mesmo tempo muito madura, sabe? Realmente te faz pensar em como seria viver tudo aquilo, muito triste.
      Beijos

      Excluir
  2. Oiii Aline! Nossa que enredo mais legal *--* concordo com você, é uma super homenagem para as pessoas que sofreram essa tragédia :/ com certeza eu leria, para pelo menos ter uma noção de como foi! E por um relato de uma menina de 12 anos, parece ser muito emocionante. Amei a resenha :D e parabéns pela parceria!

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellen!

      É realmente bem bacana mesmo! quando tiver a oportunidade leia, é uma leitura bem rápida e vale a pena :) Que bom que gostou! Obrigada!

      Beijos

      Excluir

.