BEFA #28: 10 coisas que aprendi em 10 meses de blog

09:44


Hey guys!
Tudo bem com vocês? 
Quais os planos para o ano novo?

O tema de hoje do BEFA era evolução do meu blog, e resolvi fazer de uma forma diferente, em forma de dicas. Nesse meio tempo, entre a criação do blog até agora, recebi alguns e-mails e mensagens pedindo dicas e claro que não sou nenhuma expert, mas no que eu sei, sempre tento ajudar.
Vamos as dicas então?

1. Não faça spam


Eu sei que quando iniciamos um blog/canal queremos que ele cresça rápido, mas fazer spam não vai aumentar os views, acredite. Isso inclui comentar em um post aleatório falando sobre o seu blog/canal, mandar inbox sem a pessoa pedir ou marcar em publicações. Isso funciona da mesma forma que aquelas propagandas em forma de popup, sabe? é super irritante e nem funciona.

2. Divulgue nos lugares certos


Um dos melhores lugares para divulgar os seus posts novos é no Google +. Depois que eu passei a divulgar por lá, percebi que as visualizações aumentaram bastante. Procure por grupos do seu nicho, por exemplo: se o post é sobre séries divulgue em grupos de séries e assim por diante. É chatinho mas vale a pena, principalmente se o seu blog é iniciante.

3. Tenha um layout interessante


Falo por mim: Uma das coisas que mais me prende em um blog, depois do conteúdo, é o layout. Afinal, acho que ninguém consegue passar muito tempo lendo em uma página em que o layout é confuso, ou com cores que dificultam a leitura. Transfira sua personalidade ao layout, deixe o seu blog/canal com a sua cara. Tenha uma identidade visual marcante e que faça as pessoas lembrarem dele. E se você não puder gastar em um layout personalizado, tem várias opções free e lindas nesses sites: ThemexposeFollow your dreamsManual da blogueira.

4. Faça amizades na blogosfera


Isso é uma dica super bacana, pois uma das melhores coisas que o blog me trouxe foram as amizades que eu fiz em grupos como o Bloginspira e o Interative-se. Os dois grupos são muito amor e a gente se ajuda de verdade, sabe? Desde dúvidas até compartilhar coisas boas/ruins que aconteceram no blog e também na vida pessoal. Esse fim de ano não pude interagir muito por lá devido a correria da reforma e tudo mais, mas adoro esses grupos lindos <3 Recomendo, mas se for pra interagir, tá? ;)

5. Mantenha um certo padrão na formatação dos seus posts


Isso já é uma questão de gosto pessoal, tem gente que gosta de ter uma cor e letra para cada post, porque não? Mas acho que algumas coisas são interessantes manter, como texto justificado, imagens de um tamanho bem visível - as muito pequenas dificultam a visualização - se o seu blog for no blogger, use a configuração "muito grande" que fica num tamanho ótimo. São dicas simples mas que facilitam muito a visualização/leitura.

6. Não fique doido por parcerias


Parcerias. Tá aí um assunto polêmico haha. Quem não quer ganhar coisinhas para escrever sobre elas depois? Mas calma, não é no primeiro mês que você já vai sair ganhando produtos, a não ser que o seu blog seja um boom e tenha muitos views. As marcas ainda levam muito em consideração os números de views e seguidores, mas já tem algumas que hoje estão mais preocupadas com o engajamento do que com os números. Também tem aquela questão: se eu falar de uma forma "errada" digamos assim, com a marca hoje, quem sabe quando eu estiver bombando eu já terei me queimado com eles, entende? Se é uma marca que você gosta muito talvez seja melhor esperar. Vai que futuramente eles mesmos vêem o seu sucesso e te propõem uma parceria?

7. Fale sobre assuntos que você domina


Nem tem muito o que comentar, né? Não adianta você falar sobre por exemplo música sertaneja, se você não gosta desse assunto. Vai ficar forçado e seus seguidores vão perceber. Mesmo que esteja falando "com conhecimento de causa" pesquise sobre o assunto, veja se a informação que você está passando está certa, pois o seu leitor/seguidor acredita no que você diz e passar a informação errada vai te fazer perder credibilidade.

8. Responda os comentários


Okay, responder comentários leva tempo, mas é necessário. Tire um tempinho para respondê-los! Se a pessoa tirou um tempinho para ler o seu post e comentar, é interessante que você responda, até mesmo pra encorajar quem visita o seu blog/canal e nunca interaje, pra que comente também! Ela vai perceber que você responde e pensar: olha só, ela (e) é legal e atenciosa (o) haha

9. Aprenda a lidar com as críticas


Isso não é fácil. É uma coisa que estou trabalhando em mim mesma ainda haha mas é preciso. A partir do momento que você fala sobre um assunto no seu blog, você tem que estar aberto a opiniões contrárias a sua. Agora, uma coisa é uma crítica construtiva, que deve ser ouvida, e outra é o elogio disfarçado de crítica. Isso vai acontecer também, esteja preparado psicologicamente para isso haha
Muitas vezes as pessoas esquecem que as coisas que estão na internet foram escritas/criadas por alguém e saem falando o que der na telha sem se colocar no lugar de quem vai ler.

10. Faça por amor


O mais importante eu deixei por último: Não crie um blog/canal se você não AMAR fazer isso. Se estiver só pensando no dinheiro, esqueça, por que isso não vai acontecer de uma hora pra outra, até porque leva tempo para que o blog/canal cresça e aumente as visualizações. Aprenda a comemorar as pequenas conquistas, por exemplo, eu comemorei muito quando consegui 200 curtidas na fanpage haha. Imagine 200 pessoas numa sala. É bastante gente, né? :P
Vai acontecer muita coisa que vai te desanimar, assim como vai surgir coisas boas e parcerias que você nem imaginava que aconteceria. Pense principalmente em melhorar constantemente que as coisas vão acontecer na hora certa ;)

Dica bônus: 
Conteúdos que me ajudaram demais no início do blog: 
Essa série de vídeos da Karol Pinheiro Quero ser blogueira
Esses posts super úteis do Love is colorful
Manual da Blogueira também tem dicas ótimas.

O meu blog está pequenininho ainda, mas agora está com uma média de 3.000 views mensais e já estou bem feliz com esse número - apesar de pequeno, mas como eu disse, comemorar as pequenas conquistas haha
Ainda tem muita coisa para melhorar, estou com alguns projetinhos para o ano que vem e espero que dê tudo certo :) E então gostaram as dicas? Espero que tenham sido úteis <3

Aguardo vocês nos comentários!

Kisses




Você também poderá gostar de:

20 comentários

  1. Olha, tá fazendo o dever de casa, certinho! Se eu tivesse aprendido tudo isso em 10 meses de blog... Wow
    E eu adoro seu cantinho, viu?!
    Prosperidade!
    A Bela, não a Fera blog | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que estou no caminho certo então haha
      Fico feliz em saber que você gosta do meu cantinho, também adoro o seu!
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei esse post! muito útil e inspirador, gostei da parte em que diz para comemorar as pequenas conquistas :) abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e que foi útil, Mayara! Isso mesmo, comemorar as pequenas conquistas! haha
      Beijos

      Excluir
  3. Que lindo! Adorei o post! É cheio de informações úteis e que com certeza vão agregar muito na minha vida como blogueira. Também faço parte dos grupos interative-se e café com blog e as meninas dos grupos são sensacionais, as amizades que fazemos nesses grupos são muito importantes e sem percebermos elas estão sempre dispostas a nos ajudar no que for preciso. Gostei muito de quem conheci lá.
    Agora essa parte de responder comentários eu não fazia acredita? Achava que ia dar spam ou acabava esquecendo de responder, agora tenho colocado isso em prática e espero melhorar ainda mais.
    beijinhos e um ótimo 2017!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha te ajudado, Camila! Esses grupos são mesmo ótimos <3 Responda sim, é bem importante e te faz aumentar o engajamento ;)
      Ótimo 2017 para você também!
      Beijos

      Excluir
  4. Que amor ❤❤❤ Acho muito interessante esse tipo de post, eu também aprendi tanto com a blogosfera, fiz amizades, e principalmente ganhei uma família enorme!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Clara! A gente aprende tanto, né? O mais legal de tudo isso são as amizades <3
      Beijos

      Excluir
  5. Ameei o post, a pior coisa que rola e que odeio é o spam e as divulgações por todos os lados kkk Chega a desanimar e dá vontade de sair daquele blog e não voltar mais u.u

    Anjoocaido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Spam é a coisa mais chata e irritante, eu não sei como as pessoas pensam que isso vai dar resultado haha
      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos

      Excluir
  6. Não tem coisa mais cansativa que spams e gente mendigando parcerias pelos grupos afora :/. É uma coisa complicada porque, hoje em dia, muitos blogs possuem um apelo estritamente comercial e se esquecem exatamente do item 10 do seu texto: é necessário ter amor por aquilo. Blog não deveria ser apenas uma forma de ganhar dinheiro, mas sim uma forma de se expressar, se divertir, trocar experiências. Confesso que tenho uma certa resistência com blogs que se apegam demais ao lado comercial da coisa :/
    Tirando o 10, o item 4 é o meu favorito. Minha parte favorita de blogar é definitivamente fazer amizades na blogosfera <3.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Kari! Eu também deixei de acompanhar alguns blogs por terem se tornado muito comerciais e cheio de publipost. Fazer amizades na blogosfera é com certeza uma das melhores partes <3
      Beijos

      Excluir
  7. Eu achava que seu blog tinha tempos e tempos, porque é tudo tão perfeito e bem ajustado que sempre me deu a impressão que você já bombava há tempos! ehehehe
    Adorei ver suas dicas, o meu começou em abril do ano passado e, por um bom tempo eu não pude dedicar a ele como deveria e gostaria. Esse ano estou com várias metas para melhorá-lo e deixá-lo mais a minha cara!
    Adoro seu cantinho, aliás!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu Deus que amor <3 Obrigada! Fico muito feliz por saber disso, saber que estou no caminho certo *-*
      O meu também eu dei uma abandonada no final de ano por falta de tempo, mas esse ano estou com várias idéias!
      Eu também adoro o seu cantinho! Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  8. Nossa, como a blogosfera nos ensina coisas maravilhosas, inclusive como pessoa. Adorei o quadrinho escrito que quem tá do outro lado é uma pessoa, às vezes a gente fica tão preocupado com números q acaba esquecendo q escrevemos pra pessoas, não para coisas. Acho que isso faz toda a diferença na carreira.
    Mas a parte de fazer amizade e a melhor, nem precisa dizer nada né?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse quadrinho é ótimo né? nos faz lembrar disso mesmo, que estamos produzindo conteúdo para pessoas e que devemos pensar em quem vai ler.
      A amizade é uma das melhores coisas que o blog proporciona <3
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Aline, que legal a sua maneira de falar e mostrar como esta sendo a sua experiencia como blogueira, e as dicas são bem valiosas. Sobre as parcerias acredito que tem muita coisas ao seu tempo, e bom ter uma base, mas acontece de maneira diferente para cada pessoa. Super beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou! Concordo contigo, não tem que apressar as coisas, né? Deixar as parcerias acontecer no tempo certo :)
      Beijos

      Excluir
  10. Post excelente, Aline, e muito completo! Eu estou na blogsfera há muitos anos e aprendo mais a cada dia, e sinto que é bem isso que dissestes. Eu bem que tanto divulgar no Plus mas não consigo, acho meio vago lá hehehe Mas com certeza as amizades ajudam bastante e organização também :)
    Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Duds! Faz bastante tempo que está na blogosfera já né? Nossa deve ter aprendido muita coisa! Pra mim está sendo bem bom divulgar lá, traz vários visitantes :)
      As amizades com certeza contribuem bastante mesmo!
      Beijos

      Excluir

.