Livro ou filme? O orfanato/lar da Srta. Peregrine para crianças peculiares

09:07


Hey guys!
Tudo bem com vocês?

Tava mais do que na hora de ter uma resenha aqui no blog, né? Como o fim do ano foi bem tumultuado para mim, acabei tendo que deixar a leitura um pouco de lado e agora estou conseguindo voltar aos meus tão amados livros <3
Então, resolvi começar o ano falando do livro que acabei de ler essa semana e aproveitei o embalo e já vi o filme, porque sou dessas que não vê o filme antes de jeito nenhum, ou evito ao máximo, não importa se está no cinema e tals haha
Pensando nisso, resolvi juntar o livro e filme em um só post e fazer um comparativo dos dois. Vou começar falando do livro, que de cara me encantou pela quantidade de fotos antigas que tem nele *-* Fotos antigas é minha paixão, eu fico admirando elas um tempão sabe, imaginando como era o lugar, o que a pessoa estava sentindo, olhando as roupas, enfim tudo haha.



Sinopse: Tudo está à espera para ser descoberto em 'O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares', um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas.
O livro começa com a morte do avô de Jacob, este que um pouco antes disso recebe uma ligação de seu pai dizendo que seu avô está ficando louco. Ele vai até lá e no caminho ele liga para o avô, e ele fala muitas coisas para Jacob que na hora não faziam sentido algum, mas que futuramente ele entenderia tudo.
Quando ele chega lá, já é tarde demais. Seu avô está morrendo de uma forma brutal e sem explicação. Ele fala mais algumas coisas que Jacob não entende, e nesse momento ele vê o primeiro monstro, que mais tarde ele descobre se tratar de etéreos. É também por causa disso que ele, que se achava um menino normal, descobre que é um peculiar.


O avô manda Jacob encontrar a Srta. Peregrine, e dá as coordenadas de como encontrá-la, em uma ilha minúscula no País de Gales chamada Cairnholm. Ele acaba convencendo os seus pais de ir para lá, mas com a condição de seu pai ir junto. E é a partir daí que a sua vida vai mudar completamente.
De repente, ele vê que todas as histórias que seu avô o contava na infância através das fotos que ele tinha eram reais. A menina que tinha que usar um sapato de chumbo para não sair voando. Outra que tinha uma força absurda. O menino invisível. A senhorita que se transformava em ave, e outras crianças com peculiaridades incríveis. Jacob nem imagina a batalha que o espera e o menino que se achava frágil e desajeitado vai superar vários obstáculos.


Eu achei o livro maravilhoso, primeiramente pelas fotos como falei ali em cima, é tão bacana você saber como é cada personagem, né? Mas a história não fica atrás não! O autor Ransom Riggs foi de uma criatividade incrível ao criar uma história a partir de fotos reais (sim, são reais!) e ele conseguiu inserir uma personalidade a cada um dos personagens que fez com que todos se tornassem essenciais na história.


O livro é cheio de mistérios, super intrigante e repleto de detalhes que para algumas pessoas pode ser detalhado demais, tornando-se cansativa a leitura - eu posso dizer que gosto de livros mais diretos e cheios de ação - mas esse, apesar disso, não me fez querer desistir ou pular alguma parte não. Ele despertou muito a minha curiosidade o que fez a leitura fluir e achei que no final tudo se encaixou perfeitamente e deixou várias pontas para o livro seguinte, Cidade dos Etéreos, que já comecei a ler <3
Agora sobre o filme: O que dizer de um filme do Tim Burton? Eu acho os filmes dele uma perfeição, os detalhes de cada personagem, os figurinos, aquele ar meio sombrio, os personagens pálidos, aquele jeitinho gótico suave de ser haha



Com O lar da Srta. Peregrine para crianças peculiares não poderia ser diferente, achei tudo perfeito com exceção de algumas mudanças na história, porém é aceitável por tratar-se de uma adaptação. No geral, achei bem fiel ao livro. Não gostei muito do"ar cômico" que tentaram dar ao final do filme, deram uma viajada legal ali haha. Os personagens manteram-se fiéis a descrição do livro (fora a mudança da peculiaridade de Emma e Olive) e a Srta. Peregrine é muito a cara do Tim Burton, me lembrou muito o Willy Wonka, de A fantástica fábrica de chocolate.



Resumindo, eu super recomendo tanto o livro quanto o filme. Acho que esse é o segundo filme que é de livro que eu gosto, a grande maioria é uma decepção haha. Acho super válido ler o livro antes, assim dá pra perceber a diferença entre eles :)

E vocês, já leram o livro ou viram o filme? De qual gostaram mais? Me conta tudo nos comentários!

Kisses

Você também poderá gostar de:

6 comentários

  1. Ah, acho que nem preciso dizer que prefiro 1000 vezes o livro, né? hahahaha O começo dele é meio cansativo pra quem gosta de histórias mais curtas e diretas, mas ao mesmo tempo vai crescendo aquela expectativa até que finalmente o Jacob encontra o Orfanato! juro que não consegui pausar a leitura até esse momento hahahaha Ainda tô pra ler os outros, e espero que sejam tão bons quanto o primeiro, quem sabe melhores!
    Quanto ao filme, fui ver no cinema com o coração na mão sem saber o que esperar, pq resolvi ignorar todas as críticas (nunca deixo de assistir nada só pq o Omelete fala mal hahahahaha) e também não gostei de algumas mudanças. A troca das peculiaridades das meninas foi meio desnecessária, e fiquei esperando que o personagem do L Jackson fosse bem macabro hahaha Mas fiquei apaixonada na interpretação da Eva, pq ficou daquele tipo que vc não consegue ver outra pessoa no lugar, sabe?
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei o segundo livro infinitamente melhor e estou para começar o terceiro <3 Eu também achei bem nada a ver a troca das peculiaridades delas e a interpretação dela achei incrível também! Eu também esperava sentir mais medo pela bizarrice das fotos! hahaha
      Beijos

      Excluir
  2. sabe, eu não sabia nada sobre a história até lançar o filme, fui assistir super ansiosa e eu amei o filme, muito! tanto que, agora quero ler todos os livros, então como você disse, acho que vale muito ver e ler, independente da ordem! fora que esses livros são liiindosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são maravilhosos Liz, ainda mais pra você que é fotógrafa, vai ficar encantada com as fotos <3 O filme é super bacana né? O livro é mais ainda haha
      Beijos

      Excluir
  3. Gostei bastante do filme! Achei a história incrível e fiquei com vontade de ler o livro porque muitas pessoas dizem que o livro é muito melhor (e os fãs antigos inclusive criticam muito o filme).
    Está agora na lista de leitura para o futuro. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muuuito melhor, realmente!Se você gostou do filme, vai amar!
      Beijos

      Excluir

.