Um guia para viajar com tranquilidade

10:19


Hey guys!
Tudo bem com vocês?

Postando dois dias seguidos, milagre, né? É que hoje sobrou um tempinho e resolvi adiantar esse post que ia deixar pra semana que vem, mas é como diz aquele ditado "não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje" (gente, minha mãe falando haha). 
Esse post faz parte de um grupo muito amor chamado Daydream e o tema do mês era "Um guia para..." e a gente escolhia do que seria o guia, amei porque aí deu pra usar a criatividade e eu resolvi escolher um tema que não sai da minha cabeça, primeiramente porque eu amo e segundo porque as férias estão chegando que é: VIAJAR <3 
Já comentei aqui que fui agente de viagens por um tempo e trabalhei com turismo por uns bons anos, então meio que já vi um pouco de tudo haha e deu pra juntar várias coisinhas pra montar esse guia. Anyway, chega de enrolação e vamos ao post: 

1- Calcule seus gastos com antecedência


Tem muita gente que quer viajar no final de ano por exemplo, mas não se programa em quanto irá gastar com a viagem, a hospedagem, os gastos no destino, etc. Eu costumava dizer aos clientes para calcular que por exemplo você pagou um valor x na viagem você tem que levar essa mesma quantia para gastar no destino, e isso é um fato - a não ser que você vá ficar num resort all inclusive (tudo incluído) e não vá sair dele por exemplo. 

2- Pesquise muito sobre o destino


Antes de fazer a tão sonhada viagem, pesquise muito na internet! Por ela é possível saber quais os melhores passeios no destino, ver a qualificação do hotel (use o Tripadvisor) e opinião de outros hóspedes, saber sobre a região que vai ficar, se é segura, entre tantas outras informações importantes. Assim você já chega no destino sabendo pelo menos um pouco do que vai encontrar :) Ah, e mais uma coisa: Desconfie, e muito, de preços muito promocionais. Sempre é bom ligar e confirmar antes de se meter em uma furada :)

3- Leve somente o essencial


Ok, quando a gente vai viajar, principalmente se for mulher, é uma missão impossível não encher a mala, né? Se você vai viajar de carro, tudo bem, mas se for uma viagem mais longa é preciso reduzir ao máximo, até mesmo porque sempre compramos uma coisa ou outra no lugar e pode faltar espaço para colocar! Busque levar peças que dê para fazer várias combinações e que não sejam muito volumosas para otimizar os espaços da mala :)

4- Procure se informar sobre a região onde ficará hospedado

Catussaba Suítes, que fiquei quando viajei para Salvador. Hotel maravilhoso, porém região perigosa
Isso você pode dar uma ligadinha no hotel e perguntar ao recepcionista: É tranquilo essa região à noite? Tem restaurantes, mercado, farmácia por perto? Com certeza ele vai saber te informar e evita aborrecimentos desnecessários. Quando somos turistas em algum lugar temos que ter um pouco de cuidado, pois pessoas da região vão saber reconhecer de longe e não falta gente mal intencionada por aí. 

5- Se tiver filhos, verifique com antecedência qual estrutura que a hospedagem oferece


Isso já aconteceu muito quando trabalhava na hotelaria: Nem todo hotel tem a quantidade de berços suficientes ou uma estrutura para se caso precise esquentar uma mamadeira por exemplo. Você pode estar acostumado a viajar, mas sempre é bom checar antes se o hotel disponibiliza desde coisas básicas para seu pequeno, até coisas como recreação. 

6- Cheque a documentação necessária


Isso é o básico, mas é sempre bom lembrar: Não esqueça de levar seus documentos! Se for viagem internacional, busque ver bem antecipadamente se precisa de passaporte ou visto. Esses processos são demorados e o ideal seria ver com vários meses de antecedência. 

7- Se a viagem for internacional, habilite o seu cartão de crédito e telefone


Muitas pessoas acham ruim levar muito dinheiro na viagem e preferem usar o cartão de crédito, porém para usar fora do país tem que ser um cartão internacional e estar habilitado pelo banco. A cada vez que ele é usado fora do país é cobrado a taxa IOF, o seu banco saberá te informar. O mesmo acontece com o telefone, se quiser usá-lo lá é preciso habilitar e verificar com a operadora sobre as taxas. 

8- Não carregue o dinheiro em um só lugar


Isso também é meio clichê falar, mas ainda assim é uma dica importante: Procure colocar o dinheiro em vários lugares diferentes, e deixar só o tanto que irá utilizar durante a viagem de fácil acesso. Assim se acontecer algum problema, você tem dinheiro em outros lugares. 

9- Verifique a duração dos passeios

Volta a Salvador de um passeio de dia inteiro nas ilhas de Itaparica e dos Frades. 
Você compra um passeio antecipadamente e não percebe que ele irá durar o dia todo, e você já tinha planos para a tarde. Aí para não perder o dinheiro acaba indo e deixando de lado as outras coisas que iria fazer. Chato né? É sempre bom verificar antes a duração dos passeios, qual a programação dele e se pode mudar o dia, assim evita aborrecimentos desnecessários :)

10 - Verifique o clima do local para a época que pretende viajar


Por exemplo, se as suas férias são em maio você precisa verificar se o destino que você quer ir estará com o clima que você imagina nessa época do ano. Muitos lugares tem épocas de chuvas, tem épocas específicas do ano com neve, calor ameno, alguns lugares do Caribe tem temporadas de furacões e tantos outros eventos climáticos. Consulte antes sempre ;)

Acho que essas são as principais dicas, no mais é só aproveitar e muito a viagem e tirar muitas fotos. Viajar é tudo de bom <3

E então gostaram do post? Espero que tenha sido útil!
Aguardo vocês nos comentários :)

Kisses



Você também poderá gostar de:

4 comentários

  1. Eu podia ter lido esse post quando fiz a minha primeira viagem uhauha eu estava sozinha em outro estado! uhauhua
    Aprendi muita coisa que você está falando, e mais algumas coisinhas extras, obrigadinha <3

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah sempre ajuda, né? A primeira vez que a gente viaja fica bem perdida!
      Que bom que ajudou!
      Beijos

      Excluir
  2. Adoro viajar, e realmente esses tópicos são muito importantes! Especialmente sobre pesquisar bastante sobre o lugar. Fico pensando... Como as pessoas se planejavam antes da internet???
    Bjos

    http://www.anotaai.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta! haha por isso acho que antigamente as pessoas usavam muito mais os serviços de agentes de viagem :)
      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos

      Excluir

.