Porque toda pessoa deveria ler o livro Extraordinário

09:03

Hey guys!
Tudo bem com vocês? Animados para o fim de semana?

Ontem eu finalmente consegui terminar de ler o livro Extraordinário e fiquei me perguntando o porque eu não li esse livro antes. É uma grande lição de vida e nos faz ver a vida com outros olhos, com os olhos de uma criança que iria enfrentar um grande desafio na sua vida. E que encarou tudo isso da melhor forma possível, com a força e o bom humor de sempre, apesar de tudo. 


Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Tudo começa com esse menino super inteligente e maduro para sua idade, o Auggie, que está em um dilema em sua vida. Desde que ele nasceu, a vida dele tem se dividido entre estar em casa e no hospital, passou por inúmeras cirurgias, devido a uma síndrome que causa uma deformidade facial. O rosto dele é motivo de espanto para muitas pessoas. 


Mas agora, tudo o que Auggie quer é ter uma vida normal de criança, que ele nunca pôde ter. Ele quer ir a escola, ter amigos, fazer coisas que meninos de 8 anos fazem e que ele nunca fez. Ele sabe que vai ser difícil e um grande desafio, mas mesmo com medo e já consciente que vai ser difícil para crianças normais entenderem a sua deformidade, assim como vai ser ainda mais difícil para ele conviver com o bullying e as críticas à sua aparência. Ele é um menino muito corajoso e doce. 

"Agora, pensando bem, não sei por que fiquei tão estressado com isso. É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante" 

No decorrer da história, Auggie tem dias difíceis, tem dias maravilhosos, faz amizades verdadeiras, lida com o bullying da forma mais doce e sensível possível, enfim, é uma lição de vida, de amor e respeito ao próximo e principalmente, de não julgar as pessoas pelas aparências. Num mundo superficial como é hoje, ler um livro como esse nos faz pensar que a casca não importa. O que importa é o que somos por dentro. 


Esse livro me tocou tanto e me deixou emocionada muitas vezes - confesso que derramei algumas lágrimas haha - por tantas coisas que se passam na história, mas acredito que principalmente por tratar a questão do bullying, que sofri durante todo o período do colégio e que na época nem tinha nome. Isso tem que parar. Esse tipo de piadinha e chacota com o outro - seja pela sua aparência, por ser nerd, por ser muito gordo ou muito magro - machuca e pode causar danos irreparáveis no emocional de quem sofre e até, em casos muito graves e bem possíveis, pode ter consequências trágicas como o suicídio e outras tantas coisas. 

"Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós. É assim no céu. É só amor. E ninguém se esquece de quem ama." 


Toda pessoa deveria ler esse livro porque ele é uma verdadeira lição de vida. Ele conta a história do Auggie por diferentes pontos de vista - Da sua irmã Olivia, sua amiga Summer, do seu melhor amigo Jack, do namorado da sua irmã Justin, da amiga da sua irmã e dele Miranda, e também do próprio Auggie. Todos eles amam o Auggie do jeitinho que ele é. Amam o seu senso de humor e estar em sua companhia. Amam ver a forma como ele encara a vida e se espelham nele, pois afinal, o que eles tem para reclamar? Com uma aparência normal, eles não terão a metade das dificuldades que ele terá nas diversas etapas de sua vida. A escola é só a primeira. 

" Acho que deveria haver uma regra que determisasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida"


Ele é um livro muito inspirador e te faz ver a vida com outros olhos, sabe? Ele tem uma linguagem simples e você consegue imaginar muito bem como são os personagens. É uma leitura que flui e se lê muito rápido, os capítulos são curtinhos e te deixam super curioso para continuar lendo. A diagramação é do jeito que eu gosto, letras medianas que facilitam a leitura, ilustrações fofinhas a cada início de capítulo, sem contar esses quotes incríveis ao longo do livro. 
Enfim, eu super recomendo e indico para todo mundo que me pergunta haha porque eu realmente acho que ele é uma leitura obrigatória <3. Já estou super ansiosa pelo filme!

"Não basta ser amigável. Você tem que ser amigo."

E então, vocês já leram? Gostaram? Aprenderam alguma coisa com a história? 

Me conta tudo nos comentários!

Kisses


Você também poderá gostar de:

23 comentários

  1. Eu comecei a ler esse livro muito tempo atrás, porém o que não gostei foi a troca dos pontos de vista, pois eu queria acompanhar a história de acordo com o Auggie, mas do nada a irmã começava a contar sobre a vida dela. Isso fez com que eu não terminasse, mas nem sabia que havia outros pontos de vista além dos dois, então talvez eu volte a ler, pois a história é realmente incrível, de verdade. E já que a história será adaptada para o cinema, então quem sabe eu não dou uma chance e leio o livro antes do filme sair? Amei demais a resenha, parabéns e sucesso!

    Com amor,
    Rascunhos de Tom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel!

      É sim, muda de pontos de vista várias vezes, mas no final se encaixa tudo, isso que é o mais bacana :) Já quero muito ver o filme, tenta mesmo dar uma outra chance para o livro que vale a pena!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha <3
      Beijos

      Excluir
  2. Menina, você acredita que eu nunca li esse livro? Eu já ouvi a história e tudo mais. Pareci ser um livro maravilhosooo! teve uma apresentação sobre ele na minha sala, quando eu estava no 1° ano e as meninas até fizeram um boneco do personagem, ficou show. Com certeza, tentarei ler o livro quando tiver um tempinho livre.
    Beijos (♥)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili!
      lê sim, ele é maravilhoso e vale muito a pena!
      Beijos

      Excluir
  3. Já li o livro e realmente foi uma história marcante para mim. Eu me apaixonei pelo livro do início ao fim. Foi uma leitura maravilhosa. Adorei o post. Está super completo e gostoso de ler. Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina!
      Pra mim também foi super marcante!
      Fico feliz que tenha gostado do post :)
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Aline, tudo bem? Faz um tempo que conheci o livro porém ainda não li. Tenho visto diversas críticas positivas sobre ele. Sempre mostrando as lições aprendidas com ele, uma forma diferente de ver a vida e as pessoas. Fiquei ainda mais curiosa para ler. Gostei bastante da indicação. Beijos, Érika ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika!
      Ele é um livro maravilhoso, quando puder, leia, você vai gostar!
      Beijos

      Excluir
  5. "O que importa mesmo é o que temos por dentro."
    Muito legal isso de ter vários pontos de vista. Já tinha lido algumas coisas a respeito desse livro, mas não me lembrava disso.
    Faz tempo que ele tá na minha meta de leitura. Preciso me encontrar com ele logo!
    Obrigada pela resenha!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise!
      É super bacana, pois todos os pontos de vista se encaixam no final, sabe? Ele é maravilhoso!
      Quando puder, arrume um tempinho para ele!
      Beijos

      Excluir
  6. Eu sempre penso que quero ler esse livro e sempre esqueço de procurá-lo! E quando acho, não posso comprar :(
    Morro de curiosidade, parece muito lindo mesmo! Vou anotar aqui na minha listinha de livros pra ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laurinha!
      Ele é um amorzinho <3 Lê sim, você vai gostar!
      Beijos

      Excluir
  7. Adorei todas as citações! Acho legal que é um livro que encanta todo mundo que lê, pelo que vejo nas resenhas. Fiquei ainda mais curiosa com a sua <3

    blogdeclara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarinha!

      Fico feliz que tenha gostado <3
      Ele é muito amor! Quando puder, leia!
      Beijos

      Excluir
  8. Jesus! Eu tenho esse livro, comprei e emprestei pra uma amiga sem antes ter lido. Cara e isso já vai fazer um ano. Ela não devolveu meu livro, vou buscar pra ler, porque agora fiquei realmente interessada. Emprestei esse meu livro, sem nem dar uma chance a história. Que arrependimento.
    Abraços,

    www.naoenrola.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito! hahaha pega de volta menina! É um livro maravilhoso <3
      Dá uma chance pra ele :)
      Beijos

      Excluir
  9. ahh meu deus, eu quero tanto ler esse livro! no inicio, as primeiras resenhas que vi, achei que era apenas um livro fofo e divertido, mas aos poucos fui vendo que nao é apenas isso, e sim um livro repleto de lições, sua resenha ficou tao linda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz!
      Aaaaa <3 Obrigada!
      É isso mesmo, um livro super inspirador!
      Quando puder, leia :)
      Beijos

      Excluir
  10. Ainda não tive oportunidade de ler Extraordinário, mas só vejo elogios à obra! Quero realizar a leitura antes do lançamento do filme - porque a obra original é sempre melhor, não é mesmo? Adorei sua resenha, muito linda e bem escrita!
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  11. Oi Gislaine!
    Lê sim, é um livro maravilhoso e super inspirador <3
    Já quero ver o filme haha
    Obrigadaaa, fico muito feliz que tenha gostado da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Sou completamente apaixonada por esse livro, li a primeira vez há alguns anos já e logo que terminar o que estou lendo irei reler Extraordinário.

    ResponderExcluir
  13. Comprei este livro pela capa azul e pelo título simples, mas ainda sim chamativo. E posso dizer que a leitura foi uma surpresa boa e me fez refletir muito sobre a maneira que tratamos as pessoas ao nosso redor, pensar sobre o que vale a pena ser gentil ou estar certa entre outras coisas. E assim como você disse esse e um livre que merece ser lido. Agora estou curiosa pelo filme só o trailer já emocionou.

    ResponderExcluir
  14. já li esse livro e também eu larguei umas lágrimas :) a capa é muito bonita mas a história é puro amor e faz-nos mesmo pensar sobre a vida À nossa volta e a forma como levamos as coisas. é mesmo mesmo lindo. amei.

    beijos
    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderExcluir

.