Livro: Roube como um artista

By Aline Callai - quarta-feira, janeiro 31, 2018

Hey guys!
Tudo bem com vocês?

Aparecendo meio tarde por aqui, sorry, porém antes tarde do que nunca! haha
Hoje venho falar pra vocês de um livro que entrou pra lista dos meus queridinhos, que é Roube como um artista, da Editora Rocco.


SINOPSE: Verdadeiro manifesto ilustrado de como ser criativo na era digital, “Roube como um artista”, do designer e escritor Austin Kleon, ganhou a lista dos mais vendidos do The New York Times e figurou no ranking de 2012 da rede Amazon ao mostrar – com bom humor, ousadia e simplicidade – que não é preciso ser um gênio para ser criativo, basta ser autêntico. Baseado numa palestra feita pelo autor na Universidade do Estado de Nova York que em pouco tempo se viralizou na internet, Roube como um artista coloca os leitores em contato direto com seu lado criativo e artístico e é um verdadeiro manual para o sucesso no século XXI.

Logo na primeira página do livro diz que, se você quer ter uma mente criativa, você tem que roubar as ideias de alguém. Mas calma, não é bem isso! hahaha. Na realidade, o livro te ensina a se inspirar nos outros da forma certa. Se inspirar nos seus ídolos, em grandes artistas, profissionais da área, enfim. Porém, se inspirar neles da forma certa, ou seja, não plagiar. 
Uma coisa que o autor fala no livro que eu super concordo é que principalmente hoje em dia (mas isso acontece desde sempre) nada mais é criado, tudo se copia do outro. Mas isso não significa que você tem que deixar de ser criativo, muito pelo contrário! A partir das inspirações + sua mente criativa é que saem as brilhantes ideias que circulam por aí ;) 


Outra coisa que eu achei super interessante no livro foi que ele sugere fazermos uma arvore genealógica de pessoas que nos inspiram. E ao iniciar um novo projeto, pensar em como eles fariam ele. Achei muito incrível essa comparação! 
Ele é maravilhoso para quem trabalha com criatividade, pois te faz pensar fora da caixa sabe? Conforme eu ia lendo eu concordava com ele em muitas partes (e falava alto o que faz a minha mãe me perguntar se eu tava no telefone haha) A leitura é fluida, é um livro curtinho que li em uma noite.


Austin Kleon lacrou com esse livro, sério. Quando terminei fiquei pensando nele um bom tempo. Me faz repensar alguns hábitos, pensar fora da caixa e sair por aí mudando tudo hahaha
Enfim, super recomendo a leitura se você trabalha com criatividade ou não, pois é uma leitura simples e de fácil entendimento! Sem contar a identidade visual que me encantou e deixou um gostinho de quero mais. Pelo que sei tem uma "continuação" (não sei se é uma continuação haha) que já quero!


Alguns quotes: 


"Se tivesse esperado para saber quem eu era ou o que eu queria fazer antes de começar a "ser criativo", bem, eu ainda estaria sentado tentando me entender ao invés de estar fazendo o que quer que seja. Pela minha experiência, é no ato de criar e de fazer nosso trabalho que descobrimos quem somos. Você está pronto. Comece a fazer. "

"O que um bom artista entende é que nada vem do nada. Todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes. Nada é totalmente original."

"Dê um Google em tudo. Mesmo. Dê um Google nos seus sonhos, nos seus problemas. Não faça uma pergunta antes de você dar um Google nela. Você vai encontrar a resposta ou vai acabar esbarrando em uma pergunta melhor."

"Colecione livros, mesmo que não planeje lê-los no momento. O cineasta John Waters falou: "Nada é mais importante do que uma biblioteca não lida."

Pra mim, esse é a melhor frase hahaha
E então, já conheciam esse livro? Gostaram?
Me conta tudo nos comentários!

Kisses

  • Compartilhe:

Continue no blog

8 comentários

  1. Eu já li esse livro, inclusive te resenha dele lá no blog e super amo, é uma fofurice e tem dicas valiosas de inspiração. Adorei moça um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero esse livro desde muito tempo atrás, mas ainda não tive chance de comprar ele. Adorei as fotos e as quotes.
    Um beijo

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Já me apaixonei por esse livro logo de cara! Ainda mais com o último quote sobre os livros não lidos. Faço esse passo há muito tempo e não me arrependo! kkk
    E realmente, hoje em dia nada se cria, tudo se copia, mas tem que ter cuidado com a linha tênue entre inspiração e plágio. Ainda mais com o "mundo sendo uma cidade pequena"... ótimas dicas, ótima indicação e já quero para mim! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  4. Nossa, quem quero esse livro para ontem?
    Nem sei por onde começar, o visual do livro é lindo, criativo e do tipo que sei que vou querer ler e reler várias e várias vezes.
    Das quotes que você destacou, me encantei com a primeira. Se descobrir é um processo longo e de descoberta, e, apesar de nunca ter refletido com essas exatas palavras, acho que é tentando que se descobre.
    E, como você colocou, é um livro que pode fazer bem para uma pessoa independentemente da área de atuação dela, pensar fora da caixa é algo que pode ser necessário em todo e qualquer lugar!
    Amei suas fotos e claro que você já me fez desejar essa livro com todas as minhas forças! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos livros que eu mais quero comprar e ler no momento. Ter blog e canal é ter que ser criativo, mas além disso, o assunto criatividade é uma coisa que eu amo demais demais demais, e pelo que eu já vi do livro nas milhares de resenhas que li, tenho certeza que vou amar.

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse livro... me deram de presente e desde então não sai de perto de mim. Sempre que estou insegura com a escrita ou sem motivação, o levo para passear comigo. Tem dicas excelentes. Eu tenho também uma espécie de planner do mesmo autor. Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  7. nao conhecia esse livro mais ira fazer parte da minha proxima compra de livros pois achei uma proposta muito bacana do livro obg por compartilhar

    ResponderExcluir
  8. Já vi o nome desse livro em um monte de lugar, mas não sabia exatamente do que se tratava até ler sua resenha (que eu amei por sinal!). Acho que é importante existirem livros assim, afinal muita gente ainda confunde inspiração com cópia, e conselhos como os que parecem ter na obra são sempre bem vindos <3 As quotes que estão na resenha são inspiradoras!

    ResponderExcluir