As vezes, é preciso desistir

By Aline Callai - quinta-feira, maio 03, 2018


Hey guys!
Tudo bem com vocês? 

Então, faz um tempinho já que quero falar mais sobre empreendedorismo aqui no blog, pra quem não sabe, eu sou designer freelancer e trabalho com isso há mais ou menos 2 anos, o que já é um tempinho considerável, né? 
Anyway, queria compartilhar com vocês sobre uma situação que aconteceu comigo essa semana. Eu desisti de um cliente pela PRIMEIRA VEZ em todo esse tempo. Eu considero isso um bom marco porque digamos que não sou a pessoa mais paciente do mundo (muito pelo contrário haha). Eu aceito de bom grado as críticas construtivas  - inclusive acho que existe um jeito certo de criticar as pessoas e tomo muito cuidado ao fazer isso - mas uma coisa que ninguém é obrigado a ouvir é: críticas sem fundamento e de forma grosseira, só pra ter algo para falar.


O que eu queria dizer é: Aprenda a dizer NÃO! Não a prazos absurdos. Não a críticas sem fundamentos. Não a aquele cliente que só te critica e nunca está satisfeito com o que você entrega. Não a falta de educação. 
No começo eu até me senti mal por estar dispensando um cliente, sabe? Afinal não estou milionária nem está sobrando dinheiro haha. Mas vai por mim: Se você tem alguém, seja cliente, chefe, familiar, namorado, enfim, que te faz algum mal, diga não. Desista! Desistir não quer dizer que você fracassou, mas sim que você não tem que mudar a sua essência, o seu método de trabalho, ou qualquer coisa para atender as expectativas de alguém.


Eu li essa frase esses dias que me fez pensar: "Qualquer coisa que custe a sua paz é muito cara." Desde então, tenho pensado muito nela! E a cada dia que passa eu concordo mais com ela. Você não é obrigado a nada! E em qualquer coisa na vida que você precise mudar para se encaixar, é porque não é para você. Hoje eu tenho plena consciência disso. Mas confesso que já passei muitos anos da vida tentando me encaixar.
Enfim, só queria compartilhar isso com vocês e dizer o que penso. Se você também está numa situação como essa, espero que te ajude a tomar uma decisão ;) 

Kisses

  • Compartilhe:

Continue no blog

3 comentários

  1. Amei o post :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Faz algum tempo que ando a pensar nessa palavra: desistir.
    Somos talhados a vitória, o primeiro lugar, o ponto mais alto, mas ninguém diz que não ganhar faz muito bem, nos ensina muito e desistir, às vezes, é a melhor forma de vencer.
    Eu já desisti de clientes (sou editora) por motivos vários e não me arrependi, pelo contrário, até me satisfiz por perceber que fiz a minha parte.

    adorei esse vosso post
    bacio

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline
    Ótima sua reflexão
    Ás vezes é muito complicado desistir de um cliente ou de um projeto, mas necessário, como você mostrou.
    Não há preço que pague a paz de espírito
    Muito bacana seu post
    Beijos

    ResponderExcluir