Balcão para cozinha: o que você precisa saber para montá-lo com estilo

By Milena - sexta-feira, julho 05, 2019




Durante uma reforma ou mudança para uma nova casa ou apartamento, todos nós ficamos em dúvida sobre como decorar cada cômodo para que ele transmita um pouco da nossa personalidade, seja organizado, combine com a decoração e torne o dia a dia mais prático e cômodo. 
No caso da cozinha, que é o espaço de reunião da família durante as refeições, isso fica ainda mais evidente. Para que ele não fique em segundo plano, você pode apostar na instalação de um balcão para cozinha. 

Mas como qualquer outro objeto que possui um propósito funcional e decorativo, este móvel exige alguns ajustes no ambiente para não correr o risco de ficar deslocado ou fora de sincronia com bancadas, armários e demais eletrodomésticos. Portanto, o estilo decorativo da sua cozinha será o seu guia na escolha do balcão de cozinha, seja ele no formato de ilha, península, integrado ou americano. 

A seguir, vamos conferir todos esses modelos, descobrir como eles podem ser encaixados na sua cozinha, além de conferir alguns materiais usados na sua fabricação. Continue lendo! 

Tipos de balcões de cozinha

Balcão ilha



Quem tem o privilégio de contar com uma cozinha grande e espaçosa pode ficar à vontade para preenchê-la com um balcão do tipo ilha. Bastante popular, esse móvel se sobressai pelo seu posicionamento no centro do cômodo, facilitando a circulação das pessoas. 

A sua principal vantagem está na forma como ele aproxima familiares e amigos que podem usá-lo para cozinhar, apreciar uma refeição ou até desfrutar de bons drinks. O seu único ponto negativo é a questão do espaço, já que ele ocupa uma grande área útil. No entanto, esse detalhe pode ser facilmente resolvido com outro tipo de balcão: o modelo península. 

Península



O balcão península já é mais indicado para quem possui pouco espaço disponível e quer aproveitar a presença de uma parede para instalá-lo. Por contar com os mesmos atrativos do balcão ilha para cozinha (facilitar a integração das pessoas e o preparo de receitas) ele acaba conquistando a preferência dos apaixonados por decoração. 

Ele só se torna incômodo se for instalado em uma cozinha muito pequena, pois acaba deixando-a ainda mais compacta e apertada, o que compromete a estética do ambiente, além de desmotivar o seu uso durante o dia ou à noite. O que você pode fazer é medir o espaço e compará-lo com as medidas do móvel. Dessa forma, é possível ter total controle sobre cada metro quadrado do seu ambiente. 

Integrado


Presente em grande parte das cozinhas brasileiras, o balcão integrado para cozinha costuma vir instalado em conjunto com a própria pia. Para quem mora em um imóvel pequeno e procura por um móvel compacto e funcional, ele é a melhor escolha, porque alguns modelos incluem armários para guardar utensílios como pratos, talheres, potes, mantimentos, vasilhas, entre outros. 

Americano




A cozinha americana tem se tornando uma tendência nas residências brasileiras, por causa da sua praticidade ao unir dois ambientes sem ser preciso ter um parede dividindo-os. Para os moradores de apartamentos esse estilo de decoração é extremamente eficiente. Neste caso, tanto todos que estão na sala de estar quanto na cozinha conseguem se comunicar sem maiores dificuldades.

Para tornar o preparo das refeições ainda mais fácil, você tem a sua disposição uma área maior para cortar legumes e verduras e até preparar molhos e temperos sem precisar lidar com o espaço ocupado pela cuba da pia.

Como acertar na escolha dos materiais

Agora que você já sabe quais são os modelos mais comuns de balcão para cozinha, chegou a hora de entender mais sobre os melhores materiais que vão garantir a durabilidade e beleza desse móvel. Hoje, temos diferentes madeiras, mas as mais comuns ainda são o MDF, MDP e a madeira rústica.

MDF


O MDF (Medium Density Fiberboard, em português, placa de fibra de média densidade) é ideal para quem procura por uma madeira estável e fácil de absorver tintas. Ela é produzida com base na aglutinação de fibras de madeira que é feita com o auxílio de resinas sintéticas e aditivos. O resultado disso é um balcão de cozinha com linhas e contornos suaves, perfeito para uma cozinha moderna.

MDP

Se você precisa perfurar um balcão para instalá-lo em uma parede, como acontece com o modelo em península, o MDP é a escolha perfeita. Ele favorece a produção de móveis simples, de linhas retas e sem adornos. Isso é possível graças a presença de uma chapa de madeira no centro e duas mais finas em ambas as extremidades.

Madeira rústica

Considerada uma das madeiras mais nobres que existem, o modelo rústico oferece o máximo de resistência e durabilidade que você pode exigir para um móvel, seja ele um balcão para cozinha americana ou qualquer outro móvel projetado para este espaço. Ele também conta com algumas características peculiares, como veios, texturas e tonalidades que tornam-o único para a decoração rústica, geralmente acompanhada por um acabamento em que a simplicidade prevalece. 

Agora que você já sabe como usar o balcão para cozinha e inovar na decoração da sua casa ou apartamento, aproveite para continuar navegando pelo nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da decoração :)




  • Compartilhe:

Continue no blog

0 comentários